Filhos de Escotistas têm mais chances de conquistar distintivos especiais?


Tenho percebido, com bons olhos, nos últimos 3 anos que o número de pais que são Escotistas aumentou significativamente dentro do Movimento Escoteiro. Percebo também que os filhos desses escotistas, em sua maioria e salvo as raras exceções, não são “manga lisa”, muito pelo contrário, esses jovens são quase sempre cheios de distintivos e muitos atingem o “grau máximo” em seus ramos, muitos chegam a receber os distintivos especiais de Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria.

Para quem pensa que vou dizer que esses pais facilitam a vida dos jovens ou acha que esse será mais um texto como o ESCOTEIROS DO MAR OU MÁ ESCOTEIROS, não é não. Não quero, nem vou gerar polêmica. Quero sim, destacar o que temos a aprender com essa dupla de pais e filhos ambos escoteiros, atingindo o sucesso em seus ramos. Não sou pai, mas acredito que nenhum chefe descente facilitaria a vida do filho dentro do movimento, facilitando as etapas de sua progressão, muito pelo contrário exigiria ainda mais, para ficar ainda mais bem feito. Salvo as raras exceções!

Cheguei a Escoteiro da Pátria numa época de etapas e programa escoteiro diferente da atual, e meus pais nunca foram ligados ao Movimento. A maior dificuldade que encontrei na época de sênior era achar alguém que pudesse avaliar minhas etapas de forma constante e sistemática, alguém que minimamente poderia dizer “eu vi você fazer certo!". Aqui destaco o primeiro segredo de pais e filhos escoteiros. Esses pais escotistas tem tempo e a capacidade de observar os filhos com mais proximidade. Lição a ser apreendida para chefes e jovens que não são pais ou filhos: AUMENTE A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO E O CONTATO SEMANAL OU DIÁRIO entre jovens e adultos, pode ser ao vivo em reuniões no meio da semana, por redes sociais, ou até mesmo numa reunião de sede mais longa (manhã e tarde).


Além do contato diário entre pais e filhos que amplia a avaliação do escotista para com os jovens, acredito que o TEMPO rico em assessoria e direcionamento que esses pais passam com seus filhos amplia a capacidade de expansão do jovem. Lição a ser apreendida para chefes e jovens que não são pais ou filhos: Além de aumentar a CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO E O CONTATO SEMANAL, devemos aumentar a qualidade do TEMPO passado com esses jovens. O tempo deve ser passado educando ou direcionando e não apenas em momentos de reuniões sociais, festas, etc. Considere o COMO e O QUE fazemos quando estamos juntos (jovens e adultos).


Devido ao laço familiar acredito que exista o INTERESSE DE AMBOS os lados que o jovem atinja o sucesso e conquiste o distintivo especial. Todo pai ou mãe quer o sucesso e a felicidade do filho, isso é expandido para dentro do movimento escoteiro. Lição a ser apreendida para chefes e jovens que não são pais ou filhos: DESENVOLVA em seu chefe um interesse real pela sua progressão. Os Chefes devem desenvolver EMPATIA e real INTERESSE pela PROGRESSÃO e DESENVOLVIMENTO do jovem de forma individual e constante.

Filhos de Escotistas têm mais chances de conquistar distintivos especiais? Se sim ou não, sinceramente não sei, porém temos muito o que aprender com essa relação entre pais e filhos escoteiros.

Filhos ou não, pais ou não, todos podem chegar ao topo. Pra cima! Sempre Alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário